terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

SINDSERM elege sua primeira Direção Colegiada e democratiza regras da eleição do sindicato





Nesta quarta feira, 19 de fevereiro, das 8 às 20 h, o SINDSERM realiza uma eleição histórica: Após 30 anos de sua fundação, a entidade elegerá sua primeira Direção Colegiada. Além disso, o processo eleitoral é caracterizado pela transparência e igualdade de condições entre as chapas concorrentes, no que se refere às decisões do processo eleitoral. O esforço da Comissão Eleitoral e as modificações deliberadas no Congresso da categoria têm a expressa intenção de fazer valer a vontade da categoria. Algumas medidas importantes foram tomadas neste sentido:
 
   1.    Três membros da Comissão Eleitoral eleitos em Assembleia Geral, convocada amplamente nas mídias do SINDSERM (Facebook, Instagram, site, blog, cartazes e Jornal impresso) bem como através de edital publicado em Jornal de Grande circulação.

  2.   Categoria aprovou em Assembleia Geral a destinação de 10 mil reais para cada chapa, pagos em 04 parcelas de R$ 2500,00, sendo que cada parcela é liberada com a prestação de contas da parcela anterior, com notas e recibos.

  3.    Cada chapa inscrita tem direito a um(a) representante na Comissão Eleitoral, com direito a voto em todas as deliberações da mesma.

  4.     A lista de filiados(as) aptos(as) a votar é entregue a cada chapa logo após a homologação pela Comissão Eleitoral.

  5.       Nas 36 urnas, das quais 05 são itinerantes e 31 são fixas, cada chapa tem direito a indicar 02 mesários(as) em 18 urnas e 01 mesário(a) nas outras 18. A Chapa indica a presidência da Urna/Seção onde estiver em maioria na mesa. A escolha das urnas onde cada chapa terá maioria na mesa coletora é realizada por sorteio.

  6.   Também nas mesas apuradoras cada chapa tem direito a indicar um componente e 1 fiscal.

Preparação de mesários(as) indicados pelas chapas inscritas

   6.       Todos(as) os(as) servidores(as) que se filiaram até 03 meses antes da eleição, ou seja, 19 de novembro de 2019, têm direito a voto, mesmo que a Prefeitura se recuse a implantar o desconto no contracheque. Para validar essa filiação junto à Comissão Eleitoral será necessário comprovar antecipadamente com o comprovante de filiação fornecido pelo SINDSERM e o ofício protocolado pela entidade junto à Prefeitura com data até 19 de novembro de 2019. 

  7.       Todos os atos da Comissão Eleitoral são publicados nas mídias do sindicato e a apuração será transmitida pelas redes sociais

A atual Direção do SINDSERM está representada na eleição pela Chapa 1 PRA LUTA CONTINUAR, composta por militantes da Organização Ruptura Socialista e independentes, que reivindicam nacionalmente o Coletivo Sindical e Popular TRAVESSIA e contam com o apoio logístico do Resistência/PSOL, da Unidade Popular(UP), PCB, Coletivo AFRONTE e vários ativistas de entidades que a constroem as lutas através do FÓRUM PELOS DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS.
A Chapa 2 SERVIDORES EM LUTA FORA BOLSONARO é composta pelo PCO e independentes e tem o apoio público de militantes do PSTU e da Articulação/PT. O PSTU ainda tentou compor chapa, mas não conseguiu arregimentar 26 servidores(as) municipais dispostos a participar do pleito ao lado da sigla. 

Da maneira como está sendo realizado o processo eleitoral, o SINDSERM dá um salto qualitativo no combate à burocratização sindical e certamente sofrerá difamação e calúnias de organizações sectárias e oportunistas de organizações degeneradas. Será uma boa oportunidade para testar a solidez do processo de desburocratização iniciado em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

II Marcha da Periferia de Teresina

Coluna da Organização Pró-Ruptura Socialista na II Marcha da Periferia de Teresina (14/12/2018) Com a proposta de denunciar o modo c...